quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E Cozinhar já era

adoro cozinhar, adoro assisitir aos progamas de culinária na TV, mas ultimamente acho que alguns "chefs" tem exagerado, talvez até passando do ponto. Outro dia eu estava em frente à TV vendo um destes programas que nos convencem de que cozinha é para todos. Pois bem, a chef disse que apresentaria um cardápio do dia a dia, da comida caseira, básica, aquela acessível a todos. O primeiro prato foi uma quiche com endívia, claro, endívia é algo que todo mundo sempre tem na geladeira...eu adoro uma endívia, aquele gostinho de anador gotas...ui! é uma coisa tipicamente brasileira! Aliás, falando em salada, se no cabelo a chapinha é a onda, no caso da alface não, a lisa saiu de moda, agora é só frisée....Bem, voltemos ao almoço trivial! A quiche com endívia é mega dia a dia! A Dinha do acarajé em Salvador já tem o acarajé endivia e tá servindo quiche Olodum, é porreta! O segundo prato que ela apresentou foi um beef bourguignon....ahhhhhh mas é obvio que todo mundo come uma vez por semana um bourguignon, aliás é algo fácil de se pronunciar, a sensação é que você vai comer um calombo de boi, um "boigonhon" . A receita é básica, leva ervas (sim esses chefs tem sempre uma horta linda na pia da cozinha...eu mal consegui cultivar uma comigo ninguém pode aqui em casa, mas enfim...), além das ervas, um alho poró (que a chef adora pronunciar porró....coisa chata, um "porrê"....), ah... e pra finalizar o bourguignon vamos colocar um bom cabernet sauvignon... e reza para não ser pego numa blitz, porque o índice alcoolico deste prato faz você puxar uns 3 anos no xadrez... Pra finalizar uma sobremesinha destas que você prepara num piscar de olhos! Uma tartelete de mousse branca com coulis de kinkan puxada no mel agridoce... Help! onde está meu danete de chocolate?

4 comentários:

  1. Nossa! E eu só sei fazer miojo. Vou tentar acrescentar um pouco de alho porró...

    ResponderExcluir
  2. Viva a Ana Maria Braga!
    Sua 'maminha na pressão', longe de ser um exame preventivo, não precisa nem de papel e caneta, tão simples é a receita.
    1 peça de maminha, 1 pacotinho de sopa de cebola, um pouco de óleo, 1 latinha de cerveja escura (pegue do seu marido, sugere a chef). Modo de preparo: Na panela de pressão, dê uma fritada nos 2 lados da maminha, até ela escurecer. Numa tigelinha, misture bem a sopa de cebola com a cerveja. Despeje na panela de pressão e cozinhe por meia hora. E sirva como quiser. Acabou!
    Claro q se trata de uma cozinha simplória, quase de sobrevivência na selva. Zero de elaboração, zero de conceito, zero de princípio! Mas ela também não tinha prometido nada disso. Disse apenas que seria uma receita 'muito fácil'! E foi!

    ResponderExcluir
  3. Demais esse texto Paulinha!! Até eu que sou da cozinha acho esses programas hilários!! Já assistiu Jamie Oliver, as receitas de 15 minutos? Piada né...

    ResponderExcluir