domingo, 3 de agosto de 2014

Entrevista de Emprego

É muito engraçado como as entrevistas para emprego acontecem, são todas muito parecidas e surreais. Em geral o headhunter liga e diz que a vaga é para uma empresa líder no setor tal.... Em uma semana Jorge recebeu 3 ligações de headhunter do setor agro, todas líderes, uai então deu empate na liderança! O mais surreal é o tipo de pergunta e reação do recrutador às respostas que os candidatos dão: - Você foi indicado por uma pessoa de dentro da empresa, Jorge, você pode me dizer porque teria sido indicado? - Acho que pode ter sido o Arnoldo, trabalhamos muito tempo em uma outra empresa, somos amigos. - Ah sim, ele é teu amigo? Entendo...e faz aquela cara de reprovação. Entende o que? Seria mais esperado ele responder que foi um inimigo? que mal há em um amigo indicar um amigo? Salvem as baleias e matem os amigos! Depois vem as perguntas mais surreais ainda, tipo: se você estivesse num barco e avistasse uma ilha com coqueiro e uma ilha com bananeira, para qual iria primeiro? E se voce responde que iria para a ilha do côco vão dizer que você é cabeça dura, e para a de banana, bem já seria desconsiderado na hora. E conforme você vai avançando no processo, mais pergunta difícil de responder. Me lembro de um processo em que num determinado momento o gerente me disse que eu era muito arrogante e em seguida me pediu 3 defeitos meus, eu demorei para pensar nos defeitos e ele logo disse: ta vendo como você é arrogante? Demora para pensar nos teus defeitos. Eu, já irritada e arrogante, lhe respondi: é que você pediu só três e eu tenho muitos! Aliás essa pergunta nem se usa mais, e acho que é porque perceberam que todo mundo tinha os mesmos defeitos: perfeccionismo,ser workaholic e detalhista, por ex. Imagine num processo de seleção, alguém sendo sincero: Eu detesto chegar cedo, também não gosto de fazer relatório e odeio gente que manda em mim, mas consigo mentir bem, de resto, tudo ótimo comigo! Bom também é quando você quer sair do emprego onde está pois tua vida é um inferno, a empresa está falindo, o dono não te suporta e o headhunter pergunta: o que te faria sair deste emprego? aí você responde: tá com tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário